
Por Carlos Alberto Marques Filho
AM Esportes Assessoria Esportiva
Profissional de Educação Física
Pós Graduado em Fisiologia do Exercício
Treinador de Corrida de Rua
Treinador Nível I da Confederação Brasileira de Triathlon
Muitos atletas amadores após um período inicial na prática da corrida iniciam sua participação nas provas e competições. Hoje temos uma infinidade de tipos de provas, no asfalto ou na terra, de dia ou à noite e com variadas distâncias. A prova é a “cereja do bolo” de toda preparação. A rotina de treinos até chegar ali, na maioria das vezes, é desafiadora e com muitas variáveis pelo caminho. Ultrapassar os obstáculos para cumprir essa rotina de treinos é a primeira meta a ser cumprida. A palavra chave do treinamento que visa melhorar a performance é regularidade.
Fato é que cada atleta tem seu objetivo particular em uma prova. Pode ser o momento de encontrar com os amigos, buscar um recorde pessoal ou brigar pela vitória. Ou seja, todos têm espaço nessa “disputa”! Seja qual for o seu motivo, de uma coisa não abrimos mão: que seja feito de forma saudável, física e mental! Uma boa alimentação, por exemplo, é nossa grande aliada. Muitas vezes vamos colocar seu corpo para trabalhar no limite, em outras vamos inclusive ultrapassá-los, mas a prioridade é fazer isso de forma responsável e planejada.
Prova definida é hora de conversar com seu treinador sobre a programação de treinos. Ele é a pessoa certa para te orientar nesse processo e vai te mostrar o caminho para que sua melhor performance aconteça na época programada. Observamos muitos atletas sofrendo antecipadamente com o dia da prova. Calma! Muito treino vai acontecer até você chegar lá e é no dia a dia que vamos nos aproximar das dificuldades para minimizar as adversidades da prova. No planeamento dos treinos, tratando-se de atletas amadores, com uma rotina de casa-trabalho-família além do esporte, alguns questionamentos são necessários:
Você está disposto e tem disponibilidade para gastar quantas horas de treino durante a semana de acordo com seu objetivo? (Quebrar recordes pessoais exige dedicação. Pouco tempo também não é desculpa. Pense sempre na qualidade do seu treino. )
Quanto tempo temos até o dia da prova? (Uma participação em prova sem o tempo necessário pode ser perigoso fisicamente e frustrante para a cabeça do atleta.)
Quais as condições do ambiente de treino? (Hora do dia, sozinho ou acompanhado, como é a rotina em casa e no trabalho, se pratica outras modalidades esportivas, já que tudo isso interfere no rendimento durante a sessão de treino.)
Esses fatores e vários outros são considerados pelo treinador para criar uma rotina singular de treinos para cada atleta, sem descuidar do prazer que a atividade física proporciona.
Corra atrás do seu objetivo e supere seus limites! Grandes atletas ou mesmo um amigo próximo que se dedica com afinco e que tem uma rotina parecida com a sua são uma boa fonte de inspiração.
Já motivação vem de dentro. Conecte-se ao que você busca!
Certo é que nenhum objetivo é impossível, nenhum mesmo. Pense no que você imagina ser o mais difícil, seja você quem for. O caminho para alcança-lo é treino, isso é o fundamental.
You must be logged in to post a comment.